Sapsiree Taerattanachai: a grande 'idol' do badminton
Pode parecer que não, mas badiste tailandesa tem uma ligação com o Brasil
Sapsiree Taerattanachai, carinhosamente apelidada de “Popor”, é uma experiente e consolidada badiste que possui uma enxurrada de fãs pelo mundo, principalmente no continente asiático. Considerada a grande “idol” do badminton, a atleta tem simplesmente mais de três milhões de seguidores no Instagram.
Moderna, estilosa, bonita, carismática, extrovertida, simpática e muitos outros adjetivos, para não ficar me estendendo, caem como uma luva em Popor. Sucesso fora das quadras, a tailandesa também é um fenômeno dentro delas, tanto que se tornou a primeira atleta na história a ganhar os extintos Grand Prix da Federação Mundial de Badminton (BWF) nas categorias dupla mista, dupla feminina e simples feminina.
Taerattanachai, no entanto, se consolidou na mista, principalmente ao lado de Dechapol Puavaranukroh, também conhecido como “Bass”, com quem joga há pelo menos sete anos. Os dois já lideraram o ranking mundial da disciplina e conquistaram quase 20 títulos, destaque para o Mundial de Huelva, na Espanha, em cima dos japoneses Yuta Watanabe e Arisa Higashino.
Com mais de 600 triunfos ao longo da carreira e pelo menos 30 canecos levantados, Popor começou a ganhar reconhecimento e passou a fechar acordos com marcas importantes, o que impulsionou sua fama. Dona de uma personalidade amada por muitos, a badiste é figurinha carimbada em capas de revistas, como da BAZAAR, e aparece frequentemente em comerciais, entre eles da Toyota, Omega, Lancôme, Coca-Cola e Citizen. Por último, mas não menos importante, ela também é embaixadora da Haier e modelo da Off-White.
O estilo andrógino da asiática, caracterizado pelo uso de adereços e roupas do sexo oposto, impulsionou a chance de ela ser rosto da marca HLA, que comercializa vestimentas masculinas em diversos países do continente.
O “furacão” Popor pode parecer um pouco distante do Brasil, “pero no mucho, queridos lectores”. A tailandesa tem uma relação próxima com a jogadora de vôlei Gabriela “Gabi” Guimarães, uma das estrelas da seleção comandada por Zé Roberto Guimarães, evidenciada em três publicações na qual aparecem juntas. Os posts foram amplamente curtidos e comentados por usuários brasileiros.
Me esticando um pouco mais na fofoca - lamento se tu não curte -, a assessora da atleta (Jang), inclusive, tem um post em seu perfil que Popor aparece em um rolê, aparentemente na Tailândia, com Gabi, Julia Bergmann, Ana Carolina (a Carolana), Macris Carneiro e Priscila Daroit. A badiste, por sua vez, publicou um breve vídeo do passeio na sua conta pessoal.
A medalhista olímpica sul-americana e suas companheiras de seleção não são as únicas famosas com quem a atleta compartilha cliques, pois Taerattanachai também já postou várias fotos ao lado de Greysia Polii (ex-badiste), Pimchanok Luevisadpaibul (atriz) e Lyodra Ginting (cantora).
Outros fatos sobre Taerattanachai
Natural da província de Udon Thani, Popor deu seus primeiros passos no badminton quando ainda era criança, sendo incentivada pelos pais, que praticaram o esporte de raquete mais rápido do mundo quando eram universitários. A badiste é formada em artes da comunicação pela prestigiada Universidade de Chulalongkorn, mais antiga instituição de ensino superior da Tailândia.
Ao contrário de muitos atletas do continente asiático, que entram no mundo do badminton para tentar mudar de vida, Taerattanachai não passou dificuldades financeiras na infância, pois seus pais são donos de uma loja de ouro. Nas Olimpíadas de Paris, na França, o irmão dela instalou na frente de sua casa um enorme outdoor para transmitir as partidas da tailandesa para que os moradores de Udon Thani pudessem torcer pela irmã, além de ter oferecido água e estacionamento grátis.
A carreira de Popor não foi apenas coisas positivas, pois a atleta rompeu o ligamento do joelho durante a final dos Jogos do Sudeste Asiático de 2017, tendo retornado ao esporte somente em 2019. O problema físico, no entanto, não impediu que ela se tornasse anos mais tarde uma das melhores jogadoras do mundo.
“Acho que todos podem realizar seus sonhos. Se soubermos do que gostamos, nos dedicaremos a fazer isso com determinação e ao máximo. Porque sonhos podem ser alcançados se apenas fizermos e aproveitarmos”, disse a tailandesa em uma entrevista ao site StadiumTH.
No geral, Taerattanachai não é uma jogadora de grande potência, mas tem defesa e técnica refinadas, tornando bem complicada a tarefa dos adversários em marcar pontos. Particularmente, aprecio os reflexos e as rápidas reações de Popor, que são bem precisas, bem como sua velocidade, embora já não seja mais nenhuma garota para o badminton.
Muito obrigado por ler a publicação. Se inscreva para receber novos textos e apoiar meu trabalho! Aproveite para deixar seu comentário aqui embaixo.
Se você gostou desta matéria, você também poderá curtir estes textos: